O Costão do Santinho Resort localiza-se em Florianópolis, Santa Catarina. Trata-se de empreendimento de praia com 695 apartamentos.
Ele sofria com dois tipos de sazonalidade, o inverno rigoroso do sul do pais (Maio a Agosto) e a sazonalidade de dias úteis nos demais meses do ano, ou seja alta ocupação apenas 2 dias na semana.
O lazer do empreendimento era majoritariamente voltado para atividades de praia e piscina sendo que duas áreas de piscinas internas eram aquecidas além disso possuía grande área de eventos.
Melhoramos o produto para adaptá-lo ao clima de inverno. Começamos por A e B que passou a ter um menu de inverno e até uma noite de fondue. No lazer também foram criadas atividades que funcionam bem inverno/verão. Ano a ano as piscinas externas também foram sendo aquecidas. Estes três pontos foram exaustivamente divulgados pelo Marketing.
Na área de eventos, estabelecemos políticas comerciais mais agressivas e aumentamos fortemente a força de vendas para captação de eventos corporativos e congressos. Esta ação foi fundamental na vitória sobre a sazonalidade segunda a sexta. Conseguimos bons resultados em Maio e segunda quinzena de Agosto. Junho e Julho a ação teve pouco efeito.
O desafio Junho/Julho/metade de Agosto foi vencido através da criação de eventos próprios que chamamos de eventos temáticos. Buscamos nichos de mercado com canais de distribuição acessíveis e baratos e assim nasceram o Baila Costão, O Costão Matsuri, o Arraial e o Costão Rock, tematizamos dia das Mães e dia dos Paes. O custo de programação destes eventos é adicionado as diárias. Foi e ainda continua sendo sucesso.
Como já citado Eventos foi fundamental neste processo, mas outras ações foram implementadas.
No TimeShare foi criado um produto de 7 noites com valor mais competitivo exclusivo para utilização de Maio a Setembro. Foi um sucesso de vendas e resultados.
Partimos também para a criação de eventos temáticos próprios de Domingo a Quinta Feira todos voltados para público de terceira idade. Nasceram assim o Costão Jovem Guarda, o Primavera e o Costão Alegria.
Uma ultima ação foi implementada, dinamizamos nossa atuação no Marketing Digital, internalizando as ações do departamento de marketing. Passamos a ter uma performance voltada diretamente para as personas que definimos como público alvo para cada período do ano.
Este projeto foi desenvolvido ao longo de 4 anos e levou a um aumento na ocupação anual do resort de 50% para 74%.